Estava eu no ônibus 240 ontem voltando de um samba que acontece na Rua do Ouvidor, o “Samba da Ouvidor”, quando derrepente senta-se ao meu lado um senhor que aparentava ter uns 50 anos de idade, eu estava perdida em meus pensamentos ainda sentido a emoção do que é curtir uma boa roda de samba e como é tão bom estar ao lado de pessoas que você gosta e ama, assim que o ônibus saiu do seu ponto final na Praça XV, meu celular toca, era meu primo querendo saber se eu tinha pego o ônibus em segurança (família é isso mesmo e eu adoooro). O senhor ao meu lado percebe que o toque do meu celular era um samba, imediatamente ele olha pra mim e sorri, sendo simpática retribuo o sorriso e atendo meu celular, após de terminado a ligação ele vira-se pra mim e diz: “Samba é bom né?”. E eu digo: “Samba é ótimo!”. Querendo puxar mais assunto ele completa a sua frase: “... Mas eu prefiro MPB!”.
Pensei comigo mesma: “Samba não é MPB?”. Resolvi não debater aquele assunto e apenas fiz um gesto com a cabeça como quem diz: “Ahhhh tá...” Afinal de contas o senhor estava meio alegre e se puxasse o assunto ele iria render. Ainda me recordando deste episódio, o “Mas eu prefiro MPB!” ainda ressoa em minha mente. As pessoas cometem um grave erro ao pensar e falar que samba não é MPB! O que é MPB? Música Popular Brasileira. E há algo mais popular que o samba?O próprio nome no MPB já diz POPULAR, é aquilo que abrange a massa, como o samba, como o funk, o forró, o sertanejo, o axé, a música romântica, Pop e vários outros gêneros.
Isso tudo é popular, sendo assim, isso tudo pelo menos na minha concepção é MPB! Mas aí as pessoas pensam: Que isso Tatiana, Funk não é MPB! Eu respondo: Não é MPB por quê? Existe algo mais popular que o Funk também? Vemos bailes lotados de jovens e até não jovens, estrangeiros querem conhecer o baile Funk e você acha que isso não é algo popular, um gênero que arrasta multidões... Eu entendi o que aquele senhor quis dizer ao se referir á MPB, ele se referia á Caetano Veloso, Milton Nascimento, Elis Regina, Chico Buarque, Gilberto Gil, Maria Bethânia, João Bosco e outros grandes monstros da nossa música.
Só queria deixar um atento para o seguinte, tudo isso que me referi é MPB SIM, o que existe na verdade são segmentos, gêneros diferentes. Um dia em um bate-papo com o compositor e cantor Mombaça, ele disse que essa sigla MPB virou algo de elite, por exemplo, um grupo de intelectuais que fazem suas letras regadas em metáforas é considerada MPB, ou seja, músicas com metáforas, mais trabalhadas, bonitas de ser lidas e escutadas é MPB, músicas que não se auxiliam deste recurso é outra coisa. Concordo plenamente com ele, sei que na década de 60 quando tal sigla foi criada houve a intenção de agregar todos os gêneros musicais, mais com o passar do tempo a sigla foi isolando tais gêneros “inferiores”. Daí vem a classificação de Chico Buarque e outros grandes músicos serem MPB, quer música com mais metáforas do que as de Chico Buarque, Gilberto Gil...
Creio que hoje a sigla MPB perdeu um pouco o sentido infelizmente, algumas pessoas vêem nela aquelas músicas de época de festivais, músicas sofisticadas. Hoje em dia está tudo muito separado, a música não foi feita para se separar e sim para unir!
Salve a Música Popular Brasileira!!!
Deixo claro que não estou aqui pra ensinar nada, até porque nada sei dessa vida, escrevo apenas o que acho e o que sinto.
P.S: Agora imagina eu falar isso tudo pra esse senhor...rsrsrs
Concordo plenamente Tati!!!
ResponderExcluirÉ isso aí Naty, as pesssoas tem que parar com essa onda de separar, a gente mesmo sem querer comete esse erro e nem se dá conta porque isso já foi fixado na nossa cabeça de uma tal maneira que cometemos essa gafe no nosso dia a dia! É bom termos uma noção do que é musica popular brasileira de verdade!!!
ResponderExcluir"MPB é Tudo" Já diz a chamada da Rádio MPB FM.
ResponderExcluirBoaaa primo!!!
ResponderExcluir